NOVIDADE – Coluna Nutrição por Tatiana Coimbra – CHOCOLATE NA GESTAÇÃO

Aiiii estou muito feliz… dias atrás fiz um convite para uma amiga querida que é nutricionista.. e ela ACEITOU… e fará participação no blog uma vez por mês… Toda última segunda feira do mês terá post sobre nutrição, escrito por uma profissional do assunto!! Ebaaaaa!!!!

Conheço a Tatiana à uns aninhos… quase 20 kk (é nos conhecemos ainda na maternidade.. kkk), ela é do Mato Grosso (uma pena pois adoraria ter acompanhamento nutricional com ela).. nos conhecemos trocando correspondência, ahh que delícia era aguardar o correio… já falei sobre isso lá no Instagram (#aletradaspessoas)

Bem.. chega de enrolar.. e vamos ao primeiro texto.. e na semana da páscoa… não poderia ter tema melhor “CHOCOLATE NA GESTAÇÃO”



“Olá mamães,

Estou super feliz porque fui convidada pela amiga de longa data, Alessandra, para contribuir com algumas dicas sobre a nutrição de gestantes e bebês. #obrigadaAlê

E como estamos próximos da Páscoa, resolvemos que o Chocolate na gestação poderia ser um bom assunto a ser tratado.

Como eu sempre digo para as mamães que vão ao meu consultório, assim como as pessoas que querem emagrecer ou engordar, o princípio de toda alimentação saudável é: equilíbrio e moderação.

A gestação é um momento importante na vida de qualquer mulher e, embora deve ser tratada com normalidade e naturalidade, deve também ter alguns cuidados especiais, inclusive na alimentação. Alguns alimentos devem ser evitados, ou pelo menos, consumidos com menor frequência, entre eles está o chocolate.

O nosso amado e temido chocolate, apesar da presença do cacau, que tem uma ótima função antioxidante (previne os radicais livres), é também um importante veículo de açúcar simples “embutido”. Ou seja, um açúcar que a gente come, mas não vê. E das muitas vezes e aí que mora o perigo.

E além do açúcar, que se consumido em excesso pode causar o aumento do açúcar no sangue (diabetes gestacional), há também outro componente que faz com que o uso do chocolate para gestantes deve ser moderado: a cafeína, que é um estimulante.

E se considerarmos que na nossa rotina alimentar o cafézinho (com açúcar) ou o Chá Mate (com açúcar) estão sempre presentes, adicionar ou abusar de outra boa fonte de cafeína pode não ser tão legal.

Há também uma dica importante, cuidado com a troca do tipo “tradicional” pelo “Diet”, uma vez que os Diet muitas das vezes, com a retirada do açúcar, podem conter ainda mais gordura do que o tradicional. E esta gordura aí, como você já sabem, também não faz nada bem.

É por isso que eu sempre reforço: o chocolate não está proibido se consumido com cuidado. Ele tem que fazer parte do grupo de alimentos que só estão presentes na nossa alimentação “de vez em quando” e/ou “em situações em que não tem como evitar”, como a Páscoa por exemplo. Do contrário, dê preferência às frutas, saladas de frutas ou doces de frutas, que apesar de conter açúcar, não tem cafeína e nem a gordura presente no chocolate.

Sempre brinco que “o que os olhos não veem, o coração não sente”. Portanto, se você mamãe não consegue resistir àquele delicioso chocolate, não compre. Assim fica menos difícil! ; ))) #ficaadica

O grande segredo de tudo, como disse antes, é a moderação e a frequência do consumo. Sem excessos e exageros, e comendo um pedacinho (pequenino! rs) de chocolate no dia da Páscoa, esta extravângia não irá causar problema nenhum, e ainda vai deixar a gestação ainda mais gostosa!”

Tatiana Coimbra – é formada em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), tem Pós Graduação em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho (RJ), tem formação em Personal Diet, e atualmente atua como Nutricionsita Clínica

Espero que tenham gostado da novidade!! 

Gostaria de tirar alguma dúvida com ela? Sugerir um tema? Deixe seu comentário aqui ou mande email para engenheiramae@gmail.com

Beijos e até o próximo!!!

Não esqueça de seguir “Engenheira que virou mãe” nas redes sociais e ficar sempre informado sobre post novo e novidades do blog!!




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