SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR – Coluna Nutrição por Tatiana Coimbra

“Olá mamães,
 
E cá estamos outra vez para falarmos um pouquinho sobre alimentação neste momento especial de toda mulher é que a gestação e amamentação.
 
Conversando com a Alê sobre o que seria legal falarmos hoje, ela me sugeriu comentar sobre quais são as dúvidas mais frequentes que minhas pacientes perguntam no consultório.
 
Uma das mais comuns nós já falamos aqui, no mês passado, que foi “cólicas nos bebês”. Mas há outra bem recorrente: a necessidade suplementação alimentar.
 
 
Arquivo pessoal
 
Antes de mais nada vale lembrar sempre que durante o período da gestação, o pré-natal é parte fundamental para o desenvolvimento da criança e para seu bem estar. Nas consultas do pré-natal, ou até mesmo quando há desejo de engravidar, os médicos irão indicar alguns suplementos, como por exemplo ácido fólico (essencial para o desenvolvimento do bebê), além de vitaminas e minerais.
 
Durante a gestação passamos por diversas mudanças no nosso corpo, externamente e também fisiologicamente, e tudo isso requer uma atenção especial para o consumo de alguns nutrientes, dente eles podemos citar o ferro, vitamina C, ácido fólico, cálcio, vitamina D e magnésio. Portanto escolha sempre o consumo de mais frutas e verduras, leites, carnes magras, cereais integrais e água, que lá na frente será fundamental para amamentação.
 
O ideal para uma gravidez saudável seria que o profissional nutricionista também fizesse parte da equipe do seu pré-natal, juntamente com o médico, para que com isso você tenha mais tranquilidade, segurança e amparo na hora da escolha dos alimentos.
 
Dito isso, eu sempre reforço uma coisa: Nunca tome qualquer medicação, ainda que sejam “apenas” vitaminas ou polivitamínicos sem a orientação do seu médico. Na dúvida, ou em casos de sintomas, recorra a ele, que junto com o nutricionista, irá avaliar a real necessidade desta medicação/suplementação.
 
Uma alimentação saudável associado a um bom pré-natal é o grande “segredo” para uma gestação tranquila e para o desenvolvimento do seu bebê.
 
Até a próxima!
 
Beijos, Tati”



Tatiana Coimbra – é formada em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), tem Pós Graduação em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho (RJ), tem formação em Personal Diet, e atualmente atua como Nutricionista Clínica

 
Gostaram da terceira participação da Tatiana no blog? Gostaria de tirar alguma dúvida? Sugerir um tema? Deixe seu comentário aqui ou mande email para engenheiramae@gmail.com
 
Beijos e até o próximo post!!
 
Não esqueça de seguir “Engenheira que virou mãe” nas redes sociais e ficar sempre informado sobre as novidades!!
 
 
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s