As primeiras palavras do bebê

“E a Fala…..

Sabemos que todas as conquistas do bebê causam emoções, mas percebemos que a expectativa dos pais em ouvir seu bebê chamar “mamãe”/ “papai”  ou mesmo a disputa quem ele vai chamar primeiro e muito grande.

Porém nem sempre essas serão as primeiras palavras, mas a produção da primeira palavra e um marco no desenvolvimento de fala e logo virão outras palavras, frases etc….

Vamos falar um pouco sobre as etapas do desenvolvimento da fala e linguagem que o bebê passa antes mesmo da produção dessas pequenas palavras;

Do nascimento aos 3 meses a comunicação é através da interpretação do choro, onde é possível diferenciar se o choro é de dor ou fome.

E em pouco tempo o bebê percebe que toda vez que chora é atendido, percebem também que a cada som novo realizado com como tosse, soluços, vocalizações “de sons guturais” causa reações nos pais.

Aproximadamente com 5/6 meses os bebês brincam de imitir sons; chamamos isso de “balbucios” nesse momento eles estão experenciando, sons novos com movimentos diferentes dos lábios, língua . Essas produções são prazerosas e cada vez mais eles vão tentando repeti-los e testando novos barulhos.

Por volta dos 9/ 10 meses os bebês já estão mais habituados com as produções dos balbucios e vão ampliando cada vez mais o repertorio e tentando imitar os sons ouvidos, também começam a utilizar de gestos para demostrar o que quer geralmente apontando para o objeto. E pode também estar usando gestos como dar tchau e mandar beijo.

Então aproximadamente com um e dois anos o bebê inicia a produção de sons onomatopeicos ( au-au, muu, miau ) e pequenas palavras como mamá ou papá.

2 anos: A criança já consegue produzir frases com 2 a 3 palavras

3 anos: Consegue produzir frases com 4 a 5 palavras e repetir  partes pequenas de uma história,

4 anos: podem produzir frases de 5 a 6 palavras, iniciam diálogo fazendo perguntas

Com 4 anos e meio é esperado que a criança produza todos os fonemas de forma adequada.

Parte do sucesso desse desenvolvimento são os estímulos oferecido pelos pais e pelo meio:

Dicas de estimulação

  • Imite o sons que seu bebê produz, como se fosse um dialogo, essa é uma brincadeira que os bebês gostam muito
  • Estimule gestos comunicativos como dar tchau, mandar beijo, etc sempre seguidos do comando verbal..
  • Procure falar corretamente, o modelo da linguagem que deve ser o do adulto e usual, evitando os diminutivos e o uso exclusivo de onomatopéias, Chame os amimais por seus nomes: ex.: Diga Olha o cachorro, ele faz “au-au”, Olha o pintinho ele faz “piu-piu”.
  • Procure falar devagar, articulando bem as palavras para que a criança possa visualizar bem a articulação dos fonemas, e dessa forma tente imitar.
  • É importante sempre falar de frente para a criança e dizer o que estão fazendo. Durante o banho nomeie as partes do corpo. Dizendo agora vamos lavar o pé, olha o pé, vamos lavar as mãos, onde estão suas mãos etc… E nas atividades de vida diária também sempre vá dizendo o que estão fazendo.
  • Leia, cante e faça brincadeira de sons com a boca para seu bebê

A tabela acima indica aproximadamente as idades de desenvolvimentos da fala, porém podem variar de criança para criança. Na dúvida procure um profissional especializado FONOAUDIÒLOGO .”

Tatiane R. Vilas Boas – fonoaudióloga formada pela  Universidade Bandeirantes de São Paulo (UNIBAN),especialista em MO (Motricidade Oral) pela CEFAC. Especialista em Síndrome de Down pelo Centro de Estudo e Pesquisas Clínicas de São Paulo (CEPEC)

E você? Quer aproveitar a nossa coluna de especialistas e tirar alguma dúvida? Sugerir um tema? Deixe seu comentário aqui ou mande email para engenheiramae@gmail.com

Não esqueça de seguir “Engenheira que virou mãe” nas redes sociais e ficar sempre informado das novidades do blog e de curiosidades/textos bacanas que encontro por aí!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s